Viagens

Wacken Sem Perrengue – Guia básico pra curtir seu rolê

O ministério da leitura adverte que esse texto é melhor aproveitado quando lido acompanhado desta trilha sonora.

Depois da minha última série de histórias sobre o Wacken, que você pode ler clicando aqui, várias pessoas vieram conversar comigo, pois queriam saber como faz pra ir ao festival.

Como eu disse pra maioria delas, apesar de ser o rolê aleatório mais irado que você já viu, ele não é um rolê fácil. Tem muitos detalhes que precisam da sua atenção caso você não queira ficar sem ingresso, sem água e sem luz como eu fiquei.

Por isso eu resolvi compartilhar alguns aprendizados (que eu aprendi do pior jeito: me f%$*ndo) pra que você possa curtir o festival da melhor maneira possível:

1. ACOMPANHE SEUS INGRESSOS

No momento da compra dos ingressos você recebe um número de rastreio para acompanhar a entrega.

Transforme o ato de checar onde estão seus ingressos em um ritual sagrado diário!

Quando encomendas vindas do exterior entram no país, o Correios segura e só libera pra continuar o caminho até sua casa depois que você paga uma taxa de liberação, que atualmente é de R$15,00.

Caso você continue vivendo sua vida feliz e contente sem pagar essa taxa, eles vão entender que essa encomenda não é tão importante assim pra você e vão mandar de volta para mais uma vez atravessar os oceanos e ficar mais rodada que muita gente.

Eles irão te pedir pra preencher um “bilden”, mais conhecido como formulário, indicando que seu ingresso não chegou. Dessa forma te darão um número para que você possa retirar seu ingresso no escritório deles.

Que fica onde? Isso mesmo: na Alemanha.

Então quando chegar na vila de Wacken, antes de entrar no festival, você precisará ir até o escritório para retirar seus ingressos.

#DicaAleatória: Uma vez que a estrutura do festival estiver montada, não é possível transitar de carro dentro da cidade. Não tente distrair o segurança da rua para entrar com seu motorhome gigante na cidade, não vai funcionar!

#DicaAleatória: No escritório também fica uma das lojinhas oficiais do festival, que sempre está cheia e com uma fila enorme! Apesar de parecer muito, você não precisa ficar nessa fila, basta avisar ao segurança que só irá retirar seu ingresso. Mas caso você não seja muito esperto e fique 2 horas e 40 minutos na fila, aproveite para comprar uns souvenirs irados!

2. BAIXE O APP DO WACKEN

O festival tem um aplicativo que pode ser baixado em qualquer celular (talvez não num daqueles Nokia bem antigos, mas vale a tentativa). Baixe!

Esse aplicativo vai ser seu melhor amigo durante os dias que você estiver no Wacken. Com ele você tem acesso a um mapa com tudo que tem dentro do festival e é possível ver onde você está no momento. Se você é meio perdido, como eu, isso vai salvar sua vida!

Além disso dá pra ver a programação inteira do festival e favoritar aquelas atrações que você quer ver pra que ele te avise antes de começar.

Mas o mais importante:

O app vai te ajudar a não ser acertado por um raio!

O festival acontece no verão e nessa época costuma chover bastante na região com muitos, mas muitos raios.

E, caso você não saiba, o festival acontece em um descampado gigantesco onde muitas vezes o ponto mais alto vai ser o quê? Sim, você.

#notadoeditornamorado: no caso era eu mesmo, porque a Samira mede 1,59m.

Por isso a organização monitora o clima constantemente, e quando há qualquer chance de tempestade de raios a programação é interrompida e eles avisam todos pelo aplicativo, para que se protejam dentro de carros ou estruturas sólidas e aceitem abrigar os amiguinhos que não tem nada além de uma barraca.

#notadoeditornamorado: eles também avisam nos palcos, mas tem tanta coisa pra fazer no Wacken que pode ser que você não esteja perto de algum. Por isso é sempre bom ficar de olho no app.

3. ESSE É O MOMENTO DE USAR SUA GALOCHA DO BEN 10

Sabe aquela galocha que sua mãe comprou pra você um dia e desde então ela ficou enterrada no seu guarda-roupa? Esse é o momento de você resgata-la.

Como eu falei, a região do festival é um grande descampado cheio de terra onde chove um bocado. Já conseguiu imaginar como fica o rolê?

Vou te dar uma ajudinha:

“Mas samira, só galocha? Não precisa de capa de chuva”?

Precisa muito!

Mas vou explicar no próximo aprendizado:

4. ANDE SEMPRE COM SUA METAL BAG

Sabe naquele desenho das Três Espiãs Demais, quando o Jerry entregava pra elas uma mochilinha que tinha tudo que elas precisavam?

Pois é, o Wacken é tipo o Jerry!

Assim que você chega no festival, depois de trocar seu ingresso pela pulseirinha, eles te dão a “Metal Bag”, que tem um tanto de coisa que a princípio não parece muito útil, mas você vai usar TUDO!

Os itens variam um pouquinho de ano pra ano, mas no geral você vai encontrar isso aqui:

Tá, pode ser que você não precise de TUDO como eu disse, mas se a situação tiver difícil, você pode usar a camisinha pra fazer um balão 😉

Ande sempre com sua Metal Bag, até porque na área dos shows tudo o que você pode carregar é a própria bag e copos plásticos. Nada de latinha, mochilas, comida na mão e por ai vai…

#notadoeditornamorado: eles normalmente deixam entrar com bags dos anos passados na área dos shows, menos as muito antigas que eram maiores.

Então antes de começar o dia, certifique-se de que você ta carregando tudo que é necessário, somente o necessário:

  • Protetor de Rosto: Durante os shows a galera pula bastante, e nos dias que não chove sobe uma poeira desgraçada, se você é portador de rinite esse item é essencial.
  • Balaclava (não sei qual o nome correto): esse pano ai que se transforma em bandana e touca e várias outras coisas me ajudou muito, porque no fim do dia, quando acaba o último show e a multidão se dispersa, você tem um gostinho do frio alemão. Então eu usava pra tampar meu nariz e orelhas, e acredite, mesmo de short curto se seu nariz e orelhas tão quentinhos, fica tudo bem!
  • Garrafinha cheia: Dentro da área dos shows não há bebedouros, então leve sua garrafinha cheia e hidrate-se!
  • Capa de chuva: se eu preciso explicar é porque você não leu os parágrafos anteriores, então volte 10 casas!
  • Copão litrão: Esse não vem na metal bag, mas ao comprar um litro de cerveja nos bares próximo aos shows, você precisa “alugar” um copo de litrão (você paga 3 euros e na hora que devolver o copo eles te devolvem), use esse copo durante os dias de festival para encher de cerveja do mercado, que é bem mais barata, e seja feliz!

#DicaAleatória: Não deixe de experimentar os drinks diferentões que têm dentro da área dos shows, tipo cerveja de mel, vinho de framboesa e outras bebidas que você só vai encontrar lá. Nem sempre vai ser bom, mas vale a experiência de provar!

  • Canga (não vem na metal bag, tem que levar de casa): Esse objeto mágico e inovador que você vai usar pra muita coisa, tipo se enrolar pra proteger do frio a noite, sentar pra comer entre um show e outro sem ter que sair do show, ou dar uma “desligada” caso você tenha se hidratado demais…
#notadoeditornamorado: cerveja incha.
  • O bom e velho papel higiênico: você pode trazer de casa, comprar no mercado ou usar os lencinhos umedecidos que a Air France dá no avião, mas sempre tenha na mochila, pois não há nada pra se limpar nos banheiros químicos que ficam na área dos shows e algumas vezes nos banheiros dos campings, que têm mais estrutura.

5. NÃO PRECISA ESTOCAR COMIDA PRO FIM DO MUNDO

Como eu disse nesse outro post que eu contei sobre a estrutura do Wacken, existe um mercado gigante montado dentro do festival com tudo que você precisa e tudo que você nem sabia que precisava (tipo uma cadeira de praia).

E não, não é igual a outros festivais onde tudo é superfaturado só porque você não tem outra opção. Inclusive muita coisa estava mais barata no mercado do festival, que nos mercados de fora.

Sendo assim, você não precisa entuchar comida no seu motor home/carro/barraca até não caber mais com medo de passar fome, há grandes chances de que vai sobrar comida e você vai ter que passar um bom tempo no Brasil comendo macarrão instantâneo e biscoitos sortidos.

#DicaAleatória: 1kg de salmão é muito salmão, não é só porque o salmão do mercado é 1 euro que você precisa comprar tanto assim, provavelmente você vai ter que comer até passar mal, né cunhado?

6. SE NÃO QUISER VIVER NO RACIONAMENTO, RESERVE UMA VAGA NO CAMPING!

O ingresso do festival te dá acesso a um camping gratuito, que é bem simples. Basicamente, quando você chega eles te mandam parar com seu motorhome, seu carro, sua tenda e/ou barraca em um espaço na grama.

Todo mundo junto e misturado.

Mas esse não é o problema do camping gratuito, na verdade acho que essa é a graça dele.

O problema é que você não tem acesso a energia para recarregar a bateria do motorhome, apenas no camping pago, onde pra conseguir uma vaga você precisa reservar no site do festival com muuuita, mas muuuita antecedência.

Caso você já tenha comido bola e não tenha reservado uma vaga, existem ainda duas opções:

  • Alugar um gerador (algumas locadoras oferecem essa opção)
  • Viver no racionamento de água, luz e idas ao banheiro (essa foi nossa opção, contei como foi no post Pode fazer cocô?)

7. MARQUE PONTOS DE ENCONTRO

A não ser que você esteja sozinho, ao entrar pra área dos shows marque um ponto de encontro.

Como tem muita gente junta aglomerada, o sinal de celular pode parar de funcionar, então é quase impossível encontrar com alguém enquanto tem um show rolando.

#DicaAleatória: Marque o ponto de encontro em alguma barraquinha de bebida, porque se demorarem pra ir atrás de você, pelo menos você espera bebendo. E se ninguém der falta de você e for te procurar, pelo menos você não vai lembrar que foi esquecido no dia seguinte…

8. APROVEITE

Curta cada segundo desse rolê que é único e muito f%da!

Tenho certeza que você vai voltar pra casa com lembranças incríveis e talvez alguns souvenires caso tenha pegado a fila errada…

Espero que você tenha gostado das dicas e que elas te ajudem a não passar pelos mesmos perrengues, ou quem sabe acenda uma chaminha de vontade de ir pro Wacken aí dentro de você!

Se tem alguma coisa que eu não contei e você ainda quer saber me manda um direct no instagram, vou adorar responder ❤.

Hi, I’m Samira

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *